Perda de Peso no Pós-parto

Imediatamente após o parto, já ocorre naturalmente a perda de peso, aproximadamente cinco quilos, pela saída do recém-nascido, placenta, líquido amniótico e sangue. Esta redução permanece por mais alguns dias, com a eliminação de líquidos retidos no organismo e a normalização das funções intestinais.

Ao amamentar, se seguir uma alimentação saudável, é possível perder dois a quatro quilos por mês sem comprometer a produção de leite e consequentemente, o crescimento e desenvolvimento do seu bébé. Porém, se ganhou mais de 12 kg durante a gestação será mais difícil voltar ao seu peso inicial.

Existem mudanças na composição corporal da mulher que amamenta. Esta deve consumir uma quantidade adicional de aproximadamente 600 calorias e de 16g de proteína por dia. Porém no pós-parto, quando o organismo da mulher está preparado para amamentar, nem sempre ela consome a quantidade necessária de calorias para produzir o leite que o bébé ingere. Se estiver a amamentar, o organismo irá retirar aquela reserva acumulada para fabricar o leite materno. Se a amamentação for exclusiva (por seis meses) conforme recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS), a perda de peso será mais rápida.

No entanto, se parar de amamentar precocemente vai acabar por acumular as calorias que seriam usadas para fabricar leite materno, demorando mais tempo para voltar ao seu peso inicial. É nesta altura que deverá consultar as nossas especialistas em nutrição e endocrinologia para que lhe seja perscrito um plano personalizado de emagrecimento.

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