Tui-Na

O que é a Massagem Tui-Na?

Tui-Na é a massagem terapêutica chinesa que faz parte integrante da Medicina Tradicional Chinesa, a par da Acupunctura, da Fitoterapia, da Dietética e do ChiKung.

O significado da expressão chinesa Tui-Na pode ser entendido como “a mão que procura a harmonia”. Esta massagem tem como objectivo dispersar (os excessos), tonificar (as insuficiências) e harmonizar a energia e/ou sangue de meridianos, órgãos ou regiões. A harmonização das energias Yin e Yang do organismo devolvem a harmonia e o bem-estar ao indivíduo, actuando simultâneamente a nível físico e mental.

A aplicação de Tui-Na no tratamento de patologias iniciou-se na China há mais de dois mil anos, podendo considerar-se que a massagem Tui-Na é uma das terapias mais antigas da humanidade e um dos principais ramos da Medicina Tradicional Chinesa. Actualmente, a Tui-Na aplica-se e é eficaz quer na prevenção quer no tratamento de inúmeras situações clínicas, seja usada isoladamente, seja em associação com a acupunctura ou com outras disciplinas que integram a Medicina tradicional Chinesa.

Para um bom desempenho terapêutico, é essencial ter bons conhecimentos da teoria da Medicina Tradicional Chinesa, aliados a bons conhecimentos práticos das técnicas, métodos, movimentos e manipulações, específicos desta massagem. Estes conhecimentos são a base essencial para que se consiga estabelecer um diagnóstico (à luz da Medicina tradicional Chinesa), uma definição de objectivos terapêuticos e a escolha adequada das técnicas de Tui-Na a aplicar.

É perfeitamente viável efectuar a massagem Tui-Na a quem não apresenta uma patologia concreta ou a quem não pretenda efectuar um diagnóstico de Medicina Tradicional Chinesa. Em qualquer indivíduo, a Tui-Na é executada para alcançar uma harmonização do indivíduo e a recuperação do seu bem-estar, tendo em conta eventuais queixas, a constituição do indivíduo e as regiões do corpo a manipular. Torna-se assim uma massagem muito pretendida para quem apresenta queixas vagas, por exemplo associadas a stress, ansiedade, tensão e agitação, que se tornam cada vez mais frequentes na sociedade actual.

Desenvolvido por MediaTrust