Intolerâncias Alimentares
O que são e como aparecem?

As intolerâncias alimentares são reacções adversas desencadeadas por determinados alimentos ou ingredientes.
A reacção é devido à má digestão e/ou absorção de um alimento específico ou ingrediente de um alimento. Por exemplo, as pessoas com intolerância á lactose não têm a enzima lactase que digere o açúcar do leite (lactose). Esta é um das intolerância mais comuns dos alimentos, que ocorre em quase 50% dos adultos da população mundial.
Algumas pessoas têm uma intolerância contra os aditivos, tais como os intensificadores de sabor ou preservantes.Os sintomas variam largamente entre indivíduos e é frequentemente impossível determinar qual o ingrediente de um alimento que causa a reacção.
As manifestações clínicas mais significativas que podem surgir como consequência de um processo de sensibilidade alimentar são as seguintes:
Perturbações digestivas
- Cólon irritável
- Colite infantil
- Certas enteropatias crónicas
Perturbações dermatológicas
- Eczemas
- Urticária
Tendência para a obesidade
- Dificuldade em perder peso
- Retenção de líquidos
Perturbações respiratórias
- Rinite crónica
Perturbações neurológicas
- Cefaleias
Hiperactividade infantil
O exame de intolerâncias alimentares é um estudo realizado em laboratório onde é avaliada a resposta não alérgica que o sistema imunológico de alguns indivíduos desencadeia de forma específica perante determinados alimentos.
Suprimir da dieta os alimentos menos adequados deverá reduzir ou eliminar os sintomas resultantes dessa reacção imunológica.