O que é a Termoterapia?

Termoterapia significa terapia com calor. É a utilização terapêutica de uma manta de sudação que aumenta a temperatura dos tecidos. O organismo humano é homeotérmico, ou seja, mantém a sua temperatura entre certos limites fisiológicos. Para que seja mantida dentro destes limites, a temperatura é regulada através de mecanismos activados pelo cérebro.

Estes mecanismos quando activados aceleram o metabolismo basal e com isso a queima de calorias favorecendo o emagrecimento e a diminuição da gordura.

O sistema termostático utiliza três mecanismos importantes para reduzir o calor corporal quando há o aumento excessivo da temperatura:

  • Vasodilatação plena que consegue aumentar a transferência de calor para a pele até 8 vezes;
  • Transpiração e evaporação de água;
  • Aumento de trocas metabólicas favorecendo a absorção de cosméticos, nomeadamente, o creme hipermiante e anti-gordura, utilizado durante o tratamento.

O calor provoca estímulo geral do metabolismo celular com aumento da síntese protéica e da actividade enzimática com modificações da permeabilidade da membrana celular.

A termoterapia está assim indicada para redução do peso, celulite, modelação do corpo e em tratamentos corporais que requeiram o uso de calor localizado, como redução de dor em musculopatias crónicas.

Desenvolvido por MediaTrust