Botox

O que é o Botox?

O Botox (marca comercial da toxina botulinica tipo A) é um preparado que contém proteína natural purificada que se infiltra na pele para eliminar as rugas de expressão facial. Não se trata de um material de preenchimento, ou seja, não elimina as rugas mediante aporte de volume mas sim por acção directa sobre os músculos da face relaxando-os.

O tratamento com Botox é uma técnica muito segura, que tem sido usada em Neurologia, Ortopedia e Oftalmologia desde 1979 para tratamento das distonias musculares, entre outras. Nos EUA o seu uso cosmético foi autorizado pela FDA (Food and Drug Administration) em Abril de 2002. Desde então tem sido utilizada por milhões de pessoas em todo o mundo para corrigir alterações relacionadas com a contracção muscular em determinados locais do corpo, nomeadamente na face, sem produzir qualquer alteração da sua expressão facial. Apenas é contraindicado em situações de gravidez, aleitamento e em pacientes com problemas de coagulação.

Onde se pode aplicar o Botox ?

  • Face: Pode ser aplicada em rugas e expressões faciais, como região frontal (na testa), região glabelar (entre as sobrancelhas) e rugas do canto externo dos olhos (os denominados “pés-de-galinha”);
  • Pescoço: No pescoço, a toxina botulínica pode amenizar as marcas das linhas finas verticais e das rugas transversais;
  • Colo: na região do colo, a indicação é para linhas finas ou vincos em formas de V, que saem dos ombros e vão até a área no meio dos seios.

Como se realiza o procedimento?

Antes de aplicar o Botox a pele deve estar limpa, livre de maquilhagem e sem fotoprotecção. Não é requerida prova de alergia e a dose administrada é muito baixa não sendo cumulativa ao longo dos anos, ou seja, o organismo elimina-a com o passar do tempo.

O medicamento é injectado por via subdérmica após diluição dos cristais da toxina em soro fisiológico estéril. O tratamento é feito no consultório de forma ambulatória e sem necessidade de anestesia, dado que é pouco doloroso. O botox vai actuar selectivamente sobre os músculos faciais produzindo o seu relaxamento e consequente desaparecimento das rugas.

Os resultados do tratamento tornam-se visiveis entre o 3º e 5º dia após a aplicação. Durante os primeiros 15 dias as rugas irão atenuar-se de forma progressiva. Os pés de galinha atenuam-se assim como as da fronte levantando subtilmente as sobrancelhas e dando uma nova luminosidade à pele, a expressão fica mais relaxada e o rosto rejuvenescido. O efeito obtido dura cerca de 6 meses dependendo da dosagem utilizada, da zona tratada e das características específicas de cada indivíduo, pelo que são recomendados 2 tratamentos por ano.

Uma vez realizado o tratamento pode retomar a vida normal sem que alguém note algo de diferente. Apesar de raro, podem ocorrer pequenas equimoses que se disfarçam com maquilhagem e desaparecem em poucos dias. Após o tratamento não se deve tocar na zona tratada pelo perigo de espalhar o produto para uma região vizinha, causando efeitos indesejados.

Desenvolvido por MediaTrust