Orelhas

O que é a Otoplastia?

As orelhas proeminentes ou “de abano” são malformações congénitas da cartilagem auricular, muito frequentes. Essa anomalia pode dever-se a uma falta de pregueamento da cartilagem do antihelix ou a uma “concha” excessivamente grande que afasta em demasia a orelha do crâneo tornando-as demasiado separadas da cabeça.

A otoplastia é uma técnica cirúrgica que permite resolver estes casos. Pode ser realizada a partir dos 6-7 anos já que é a altura em que as orelhas completam o seu desenvolvimento.

Qual o tipo de anestesia?

Nas crianças é sob anestesia geral e nos adultos pode ser feita com anestesia local e sedação.

Como é o pós-operatório?

No caso das crianças é recomendado o internamento por uma noite, enquanto nos adultos, a alta é dada ao fim de algumas horas.

É normal as orelhas apresentarem edema nos primeiros dias. Os pontos serão retirados ao fim de uma semana. A cicatriz não é visível pois está colocada atrás da orelha. Pode acontecer uma diminuição da sensibilidade, mas que será recuperada em pouco tempo.

Os resultados são, regra geral, muito satisfatórios pois consegue-se uma aparência bastante natural a par com a melhoria dos aspectos psicológicos associados esta situação.

Desenvolvido por MediaTrust