Cirurgia Plástica

cirurgia-plasticaAs intervenções cirúrgicas não são realizadas nas Clínicas iCare, mas em Hospitais ou Clínicas Privadas com quem temos protocolos.

Essas unidades hospitalares possuem todas as condições médicas e funcionais necessárias para assegurar intervenções cirúrgicas e de internamento com a qualidade que exigimos.

A cirurgia só se realizará se o médico cirurgião entender que estão reunidas todas as condições físicas e emocionais que permitam ter sucesso na intervenção.

Além da cirurgia propriamente dita, há 3 fases relvantes numa intervenção cirúrgica:

O que é o Pré-Operatório?

O pré-operatório de uma cirurgia é o conjunto de procedimentos que devem ser realizados antes desta se realizar e que permitem fazê-la com o máximo de segurança e de resultados finais.

Antes de realizar uma intervenção cirúrgica, o médico fará o levantamento dos antecedentes do paciente e solicitará a realização de exames clínicos de diagnóstico e, sempre que ache necessário, de exames complementares.

Em determinadas cirurgias, é conveniente a realização prévia de programas específicos de tratamentos para que o resultado final da cirurgia seja o melhor possível. Entre eles, é comum a recomendação de perda de peso sempre que o paciente esteja acima dos padrões normais e que esse factor possa ter impacto no resultado da cirurgia.

O médico informará quais os procedimentos que devem ser rigorosamente seguidos pelo paciente e que podem incluir, dependendo dos casos, parar de tomar alguns medicamentos, fazer algumas horas de jejum antes da cirurgia, deixar de fumar alguns dias antes, etc.

O que é o Internamento ?

O Internamento é o período durante o qual o paciente permanece sob observação e vigilância médica e ocorre sempre após um acto anestésico-cirúrgico. O internamento de uma cirurgia ocorre sempre na mesma unidade hospitalar em que se realiza a cirurgia.

Dependendo da complexidade da cirurgia e do tipo de anestesia utilizada, o período de internamento pode ser de apenas algumas horas ou de alguns dias (raramente mais de 3).

O paciente permanecerá internado apenas o tempo indispensável para que possa ter alta em segurança e em condições de se poder deslocar pelo seu próprio pé. No entanto, é sempre aconselhável que se faça acompanhar por outra pessoa e nunca sozinho.

O que é o Pós-Operatório?

O pós-operatório é o tempo que decorre entre a realização de uma cirurgia e o momento em que o paciente volta a fazer a sua vida normal sem restrições.

Os procedimentos de pós-operatórios são, muitas das vezes, cruciais para que se obtenham os resultados esperados com a cirurgia, evitando sequelas comprometedoras e tornando a recuperação mais fácil e menos dolorosa (quando seja o caso). É natural, na maior parte das cirurgias, que ocorram edemas (inchaço) ou equimoses (nódoas negras). Um programa de pós-operatório adequado permite minimizar esses inconvenientes e possibilita um retorno mais rápido à vida normal.

A maioria das recordações que ficam de uma cirurgia são as do pós-operatório e não têm necessariamente que ser más!

Nas Clínicas iCare, sempre que tenha dúvidas poderá contactar directamente o cirurgião que a(o) operou, que estará disponível para dar a necessária ajuda ou esclarecimento.

A importância da Drenagem Linfática

A Drenagem Linfática Manual (DLM) é uma técnica de massagem muito utilizada em grande parte dos pós-operatórios de cirurgia plástica. Ao estimular a circulação linfática, contribui para a diminuição do inchaço da região operada, além de ajudar a reabsorção de hematomas acelerando o processo de cicatrização do corpo e reduzindo o risco de infecções secundárias.

Quanto mais cedo se começar a fazer as DLM, melhor será o resultado final e menor será a formação de fibroses pós-operatórias.

A cicatriz da cirurgia

Nas cirurgias plásticas há um grande cuidado com a forma como a sutura é realizada, para que resulte uma cicatriz que seja muito pouco visível. Mas, para além disso, há tratamentos específicos que podem ser realizados no pós-operatório e que ainda reduzem mais o impacto da cicatriz tornando-a quase imperceptível.

Desenvolvido por MediaTrust